sábado, 19 de dezembro de 2009

Elenco das Imagens

1. Casa da Rua Alcolena, Fotografia satélite, vista aérea, Google Maps.

2. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 14, Arquivo Municipal de Lisboa.

3. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 52, Arquivo Municipal de Lisboa.

4. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 52, Arquivo Municipal de Lisboa.

5. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 52, Arquivo Municipal de Lisboa.

6. Vista principal, virada a Sudoeste, da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

7. Fotografia antiga da Casa. Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

8. Pormenor da Fotografia antiga da Casa. Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

9. Alçado Sudeste e Nordeste da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

10. e 11. Epígrafes com citação de Paul Éluard e assinatura do Arquitecto com data. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

12. Chaminé fingida no telhado da Moradia. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

13. Alçado Nordeste da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

14. António Varela, Obra 23293, Processo 2306/1955, Folha 11, Arquivo Municipal de Lisboa.

15. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 53, Arquivo Municipal de Lisboa.

16. Dona Maria da Piedade. Fotografia gentilmente cedida por Madalena Ferrão. Espólio familiar. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

17. António Paiva, Medalha em bronze, 80 mm, cunhada, 1970 para a Comissão de Construções Hospitalares, Hospital de Beja. Colecção particular. Fotografia de Barbara Aniello.

18. António Paiva, desenho preparatório para a Medalha em bronze, 80 mm, cunhada, 1970 para a Comissão de Construções Hospitalares, Hospital de Beja. Espólio Paiva. Fotografia de Barbara Aniello.

19. Planta geral da Obra Rua de Alcolena, Lote 149, autografada por António Varela com indicação das plantas, árvores e elementos decorativos do jardim. Espólio Ferrão. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

19A. Esquema a partir da Planta geral da Obra Rua de Alcolena, Lote 149, autografada por António Varela com indicação das plantas, árvores e elementos decorativos do jardim. Desenho de Barbara Aniello.

20. António Paiva, Baixos-relevos e Escultura. Portal principal da Casa. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

21. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 53, Arquivo Municipal de Lisboa.

22. António Varela, Obra 23293, Processo 2306/1955, Folha 11, Arquivo Municipal de Lisboa.

23. António Paiva, Dez baixos-relevos. Portal principal da Casa. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

24. José de Almada Negreiros, Os dez lugares da colecção do número, desenho publicado em Mito-Alegoria-Símbolo: monólogo autodidacta na oficina de pintura, Livraria Sá da Costa, Lisboa, 1948, republicado em Almada Negreiros, José de, Ver, notas e prefácio de Lima de Freitas, Lisboa, Arcádia, 1982, p. 260.

25. António Paiva, Escultura. Portal principal da Casa. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

26. Símbolo alquímico da serpente Ouroboros in Antigo Manuscripto Grego, Bridgeman Art Library Ltd. v. Corel Corporation.

27. António Varela, Obra 23293, Processo 2306/1955, Folha 11, Arquivo Municipal de Lisboa.

28. Tétrakis pitagórica

29. José de Almada Negreiros, painel do portal da entrada secundária da Casa. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008. http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081126N1yIE8zf0Ej96QN9.JPG (_CCC4559.tif)

30. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 52, Arquivo Municipal de Lisboa.

31. e 32. Antecâmara da Biblioteca privada de José Manuel. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

33. e 34. Pentagrama de Agrippa e Pentagrama de Cesare Cesariano.

35. José de Almada Negreiros, O número, 1958, tapeçaria em lã, Manufactura das Tapeçarias de Portalegre, Tribunal de Contas de Lisboa, Colecção Tribunal de Contas de Lisboa, 2600 x 7090, reproduzida em Almada Negreiros, Obra Plástica, curadores José de Almada Negreiros, Rui Guedes, Bertrand, 1993, n. 83. Fotografia de António Homem Cardoso. Publicado em Aniello, Barbara, “José de Almada Negreiros: do Caos à Estrela dançante”, in Artis, Revista do Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa, n. 6, Lisboa, 2007, p. 331.
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/images/o_numero.jpg

36. José de Almada Negreiros, Começar, baixo-relevo em pedra, 2.310 x 12.870, ass., dat., Átrio da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian, reproduzida em Almada Negreiros, Obra Plástica, curadores Arq. José de Almada Negreiros, Rui Guedes, Bertrand, 1993, n. 111. Fotografia de António Homem Cardoso.
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/images/comecar.jpg

37. José de Almada Negreiros, Eros e Psique, vitral, 400 x 50, Museu da Assembleia da República, Residência Oficial do Presidente, fotografia de Barbara Aniello, publicado em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Casa da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.

38. José de Almada Negreiros, Portugal no mapa da Europa, publicado em SW: Sudoeste: cadernos de Almada Negreiros, admin. Dário Martins, Edição facsimilada, Contexto, Lisboa, 1982, n. 1, p. 2.

39. Posição do vitral com respeito à imagem de Portugal no mapa da Europa de José Almada Negreiros.

40. e 41. Casa da Rua Alcolena, chaminé fingida e canteiro. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

42. José de Almada Negreiros, Eros e Psique, aguarela e lápis sobre papel, 16 x 56, n. ass. e n. dat., Col. Jorge de Brito, publicada no catálogo Almada: a cena do corpo, Exposição no Centro Cultural de Belém (de 27 de Outubro de 1993 a 15 de Janeiro 1994), Lisboa, 1993, p. 227. Fotografia de Victor Branco e Campiso Rocha Henriques Ruas.

43. José de Almada Negreiros, Eros e Psique, estudo para o painel decorativo da residência do Arq. António Varela, Encosta da Ajuda, Óleo sobre papel, 655 x 3020, n. ass. e n. dat., colecção particular, Lisboa, publicado no catálogo Almada: a cena do corpo, Exposição no Centro Cultural de Belém (de 27 de Outubro de 1993 a 15 de Janeiro 1994), Lisboa, 1993, p. 227. Fotografia de Victor Branco e Campiso Rocha Henriques Ruas. Republicada em Sarah Afonso/Almada: exposição conjunta, catálogo curado por Rui Mário Gonçalves, Miguel Torga, João Vasco, Arq. José de Almada Negreiros, Cascais, 1996, p. 191.

44. José de Almada Negreiros, Par, 1920, Lapis e aguarela sobre papel, 293 x 228 mm., col part., Lisboa, Expo. CAM., cat. 8. Fotografia de Victor Branco e Campiso Rocha Henriques Ruas, publicado também em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 69. Fotocompográfica, Lda.

45. José de Almada Negreiros, Ilustração para La Raquete japonesa, cuento de Ramón Gomez de la Serna, 1929, publicado no jornal La Esfera, 26 de Outubro de 1929, pp. 14-15, Madrid, BN Z 6557, reproduzido em Almada o escritor, o ilustrador, catálogo coord. Manuela Rego, Lisboa, 1993, p. 173. Fotografia de Luís Carlos.

46. José de Almada Negreiros, Arlequim e Columbina, 1940, 42 x 30, tinta da china sobre papel, ass. dat., col. Miguel Veiga, Porto, fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão, publicado no catálogo Almada, Expo C.A.M., 1984, [s.l.]. Fotografia de Victor Branco e Campiso Rocha Henriques Ruas.

47. José de Almada Negreiros, Arlequim e Columbina, 1938, Aguarela, tinta da china, lápis sobre papel, 533 x 452 mm., ass., dat., col. Arq. Carlos Tojal, Lisboa, fotografia publicada em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 9, Fotocompográfica, Lda.

48. José de Almada Negreiros, Encontro, 1937, desenho para o livro de poemas inédito, BN J. 4349M, publicado em Almada o escritor, o ilustrador, catálogo coord. Manuela Rego, Lisboa, 1993, p. 79. Fotografia de Luís Carlos.

49. José de Almada Negreiros, Par dançante, pormenor do painel da varanda do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, publicado em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Casa da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4650.tif)

50. José de Almada Negreiros, Par abraçado, pormenor do painel da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, publicado em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Casa da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4602.tif)

51. José Manuel, capa para As Quatro estações, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1963, desenho do autor. Reprodução de Barbara Aniello.

52. José Manuel, capa para Alquimia do sonho: romance poemático, 1952, Biblioteca Nacional de Lisboa, desenho do autor. Reprodução de Barbara Aniello.

53. José de Almada Negreiros, Desenho, 1940, publicado no catálogo da exposição Almada, curada por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, [s.l.]. Fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão.

54. José de Almada Negreiros, Expulsão de Adão e Eva, Fachada da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello.
http://ic2.pbase.com/o4/21/4921/1/99280202.IfcMWBYS.Lisboa_Cidade_Universitaria1426.jpg

55. José de Almada Negreiros, Invenção do Dia claro, ms., Biblioteca Nacional de Portugal, Espólio Almada Negreiros, N. 15/1. Depósito da Biblioteca Nacional de Portugal, 2007.
http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://purl.pt/13858/1/imagens/a1c/107_n15-1_0001.jpg&imgrefurl=http://purl.pt/13858/1/geneses/1/3-107.html&usg=__OV1_m_IBYWYxgAT7Aqc3DqZQG3A=&h=539&w=379&sz=43&hl=pt-PT&start=1&sig2=qQY0A3W4Pg3HdDv0ikTIXA&um=1&tbnid=feWR3N_t5-zVOM:&tbnh=132&tbnw=93&prev=/images%3Fq%3Dalmada%2Bnegreiros%2Binven%25C3%25A7%25C3%25A3o%2Bdo%2Bdia%2Bclaro%26hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26rlz%3D1G1TSED_ITIT318%26um%3D1&ei=W0snS52IIdWA4QbZ-oyaDQ

56. José de Almada Negreiros, SW: Sudoeste, cadernos de Almada Negreiros, admin. Dário Martins, Edição facsimilada, Contexto, Lisboa, 1982, capa do nº1. http://publicacoesmaitreya.pt/files/t378

57. José de Almada Negreiros, N.C. 5 – Invention Vert, 1918, ms., Espólio Almada Negreiros, N 15/5, Biblioteca Nacional de Portugal, Sala Reservados. Depósito da Biblioteca Nacional de Portugal, 2007.
http://acpc.bn.pt/imagens/colecoes/n15_negreiros_almada_th.jpg

58. José de Almada Negreiros, Os dez lugares da colecção do número, desenho publicado em Mito-Alegoria-Símbolo: monólogo autodidacta na oficina de pintura, Livraria Sá da Costa, Lisboa, 1948, republicado em Almada Negreiros, José de, Ver, notas e prefácio de Lima de Freitas, Lisboa, Arcádia, 1982, p. 260.

59. José de Almada Negreiros, pentagrama publicado em Lima de Freitas, Almada e o Número, Lisboa, Arcádia, 1977, p. 36. Fotografia de Vítor Santos, Atelier Arcádia, publicado em Aniello, Barbara, “José de Almada Negreiros: do Caos à Estrela dançante”, in Artis, Revista do Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa, n. 6, Lisboa, 2007, p. 348.

60. José de Almada Negreiros, Pentagrama, Fachada da Reitoria da Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello.

61. José de Almada Negreiros, Pentagrama, tinta da china s/papel, ass. s/d., ded., 27 x 21 cm., publicado no Catálogo da Exposição Colecção Alberto de Lacerda - Um Olhar, editado pela Assírio e Alvim, 2009, p. 32. Depositado na Fundação Mário Soares, Colecção Alberto Lacerda.
http://www.fmsoares.pt/aeb/dossier14/images/08129.377.jpg

62. José de Almada Negreiros, Apolo e Atena, Fachada da Reitoria da Universidade de Lisboa. Fotografias de Barbara Aniello.

63. José de Almada Negreiros, pormenor de Apolo e Atena, Fachada da Reitoria da Universidade de Lisboa. Fotografias de Barbara Aniello.

64.e 65. José de Almada Negreiros, pormenor de Começar, baixo-relevo em pedra, 2.310 x 12.870, ass., dat., Átrio da Fundação Calouste Gulbenkian, Colecção da Fundação Calouste Gulbenkian, reproduzida em Almada Negreiros, Obra Plástica, curadores Arq. José de Almada Negreiros, Rui Guedes, Bertrand, 1993, n. 111. Fotografia de António Homem Cardoso e José de Almada Negreiros, Estrela de Dez pontas, pormenor dos baixos-relevos da Fachada da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Fotografias de Barbara Aniello.

66. José de Almada Negreiros, painel da varanda do piso inferior da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4597.tif)

67. José de Almada Negreiros, Prometeu, baixo-relevo da Fachada da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello. Publicado em Aniello, Barbara, “José de Almada Negreiros: do Caos à Estrela dançante”, in Artis, Revista do Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa, n. 6, Lisboa, 2007, p. 352.

68. José de Almada Negreiros, Ícaro/São Paulo, baixo-relevo da Fachada da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello.
http://ic2.pbase.com/o4/21/4921/1/99280202.IfcMWBYS.Lisboa_Cidade_Universitaria1426.jpg

69. José de Almada Negreiros, O Menino da sua mãe, baixo-relevo da Fachada da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello. http://www.cfh.ufsc.br/~magno/FHLP414_z.jpg

70. e 71. José de Almada Negreiros, pormenor de Prometeu, baixo-relevo da Fachada da Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello e pormenor de José de Almada Negreiros, Eros e Psique, vitral, 400 x 50, Museu da Assembleia da República, Residência Oficial do Presidente, fotografia de Barbara Aniello.

72. Posição da Casa com respeito à imagem de Portugal no mapa da Europa de José Almada Negreiros.

73. António Varela, Obra 23293, Processo 35792/1951, Folha 53, Arquivo Municipal de Lisboa.

74. António Varela, Obra 23293, Processo 2306/1955, Folha 11, Arquivo Municipal de Lisboa.

75. José de Almada Negreiros, Maternidade, desenhos publicados em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 140. Fotocompográfica, Lda.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjsBXdbWiiukC2ndDuBTeTNL-Qg76vAljkjij9UGw_NkCLZ4F79QpZ3HwlJi-o9yQ8F9NixWeSAGsXHwcCfggsyMm6nJ5e5QL9nKhZHX4GFhDsWNrc3N74c8EXZBkn5zLjoA3KYs5H2RpXU/s400/AlmadaNegreiros-Maternidade3-Estoril-Bicesse.jpg

76. José de Almada Negreiros, Maternidade, varanda do segundo piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

77. José de Almada Negreiros, Paternidade, varanda do segundo piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4637.tif)

78. José de Almada Negreiros, Trindade, Igreja da Nossa Senhora de Fátima, fotografia publicada em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, Fotocompográfica Lda. http://farm1.static.flickr.com/23/30850423_b95ca2c700.jpg

79. José de Almada Negreiros, Cabeça de Arlequim, lápis, 34 x 22, ass. n. dat., desenho publicado com o nº 105 [s.l.], em Almada, catálogo da exposição curada por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, [s.l.]. Fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão.

80. e 81. José de Almada Negreiros, Arlequim, varanda do primeiro piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008 e desenho preparatório para Arlequim, publicado no catálogo da exposição curado por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, com o nº306 [s.l.]. Fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4592.tif)

82. e 83. José de Almada Negreiros, Columbina, varanda do primeiro piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008 e desenho preparatório para Columbina, publicado no catálogo da exposição curado por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, com o nº305 [s.l.]. Fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4596)

84. José de Almada Negreiros, Cabaret, varanda do 2º piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (CCC4657.tif)

85. José de Almada Negreiros, Desenho (da colecção Arlequim), in “Contemporânea”, nº 5, Lisboa, 1922, p. 56.

86. José de Almada Negreiros, Pensamentos Loucos, publicado in Diário de Notícias, Lisboa, 1924, reproduzido em António Rodrigues, Desenhos de Almada no Diário de Lisboa, Lisboa, 1993, p. 89.

87. José de Almada Negreiros, pormenor de Circo, varanda do 2º piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4650)

88. José de Almada Negreiros, pormenor de Cabaret, varanda do 2º piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4647.tif)

89. José de Almada Negreiros, Sereia, pormenor da varanda do 1º piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4607)

90. 91. e 92. Sarah Afonso, Sereia, Manufactura das Tapeçarias de Portalegre, fotografia publicada em AA.VV., Leilão de Pintura e Escultura Portuguesa, Colecção Canto da Maya, Leilão de Pintura e Escultura Portuguesa, Colecção Canto da Maya, Palácio do Correio Velho, Lisboa, 2000., que a ela se refere com o n.º 681, p. 139; Sereia, 1939, 1200 x 800, óleo sobre tela, fotografia publicada em Sarah Afonso/Almada: exposição conjunta, catálogo curado por Rui Mário Gonçalves, Miguel Torga, João Vasco, Arq. José de Almada Negreiros, Cascais, 1996, p. 93 http://pinturaportuguesa.blogs.sapo.pt/arquivo/sarah_afonso3g.jpg; Sereia prato em cerâmica policromada, 300 mm. de diâmetro, fotografia publicada em Sarah Afonso/Almada: exposição conjunta, catálogo a cura de Rui Mário Gonçalves, Miguel Torga, João Vasco, Arq. José de Almada Negreiros, Cascais, 1996, p. 87.

93. José de Almada Negreiros, Par abraçado, pormenor do painel da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008. Publicado em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Casa da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4602.tif)

94. José de Almada Negreiros, Trapezistas, pormenor do desenho preparatório do painel da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Gentil concessão da Fábrica Viúva Lamego. Fotografia Gestifer, publicado in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 37.

95. José de Almada Negreiros, La sirena pobre, publicado in El Sol, 7 de Dezembro de 1927, reproduzido em El alma de Almada el impar: obra gráfica, 1926-1931, org. Bedeteca de Lisboa, textos de João Paulo Cotrim, Luis Manuel Gaspar; fot. Joaquim Cortés, Luis Pontes, Lisboa, Camara Municipal, 2004, p. 156-157.

96. José de Almada Negreiros, Desenho, publicado em Deseja-se Mulher, publicado em Teatro, Lisboa, Estampa, 1971, p. 63, reproduzido também em António Rodrigues, Almada Negreiros: obra gráfica, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa, 1993, p. 64/h.

97. e 98. José de Almada Negreiros, Desenho, 1922, publicado em Histoire du Portugal par cœur, em Contemporânea, Grande Revista Mensal, dir. José Pacheco, edit. Agostinho Fernandes, ano 1, nº1, 1922, p. 30, publicado também em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 67, já publicado no catálogo da exposição Almada, curada por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, [s.l.], fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão, reproduzido também em António Rodrigues, Almada Negreiros: obra gráfica, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa, 1993, p. 65 e José de Almada Negreiros, Par abraçado, pormenor do painel da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, Publicado em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Casa da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4602.tif)

99. José de Almada Negreiros, Capa para a peça de teatro Deseja-se Mulher, reproduzida em António Rodrigues, Almada Negreiros: obra gráfica, Câmara Municipal de Lisboa, Lisboa, 1993, p. 64.

100. José de Almada Negreiros, Dança e Circo, pormenor da varanda do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, publicada em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Cada da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4650.tif)

101. e 102. José de Almada Negreiros, pormenor varanda do 1º e 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, publicadas em Barbara Aniello, As metamorfoses de Psique na Cada da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4602.tif)
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4650.tif)

103. José de Almada Negreiros, Circo, varanda do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4650.tif)

104. José de Almada Negreiros, Arlequim e bailarina, desenho preparatório para Circo, publicado no catálogo exposição Almada, a Cena do corpo, Exposição no Centro Cultural de Belém (de 27 de Outubro de 1993 a 15 de Janeiro 1994), Lisboa, 1993, p. 150, lápis sobre papel 500 x 325 mm., ass., n. dat., ded: para a Rusa 1° aniversario. Col. Rusa Bustorff Burnay, fotografia de Victor Branco e Campiso Rocha Henriques Ruas. Republicada em Sarah Afonso/Almada: exposição conjunta, catálogo a cura de Rui Mário Gonçalves, Miguel Torga, João Vasco, Arq. José de Almada Negreiros, Cascais, 1996, p. 185.

105. José de Almada Negreiros, Cabaret e Dança, pormenor da varanda do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4648.tif)

106. António Varela, Obra 23293, Processo 2306/1955, Folha 4, Arquivo Municipal de Lisboa.

107. José de Almada Negreiros, Cabaret, fotografia antiga da varanda do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena, Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, espólio Varela.

108. Fotografia antiga da entrada do Jardim da Casa da Rua de Alcolena, Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, espólio Varela.

109. António Varela, Casa de Rua Alcolena, Escada de acesso à cobertura do Terraço, Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

110. António Varela, Casa de Rua Alcolena, Porta da Garagem, Fotografia de Hugo Nazareth Fernandes.

111. José de Almada Negreiros, pormenor da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4598.tif)

112. José de Almada Negreiros, pormenor da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4603.tif)

113. José Manuel, capa para Poemas para uma andorinha chamada Astrid, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1950, desenho do autor.

114. José de Almada Negreiros, pormenor da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4605.tif)

115. José de Almada Negreiros, pormenor do desenho preparatório para a varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia Gestifer, publicado em Burlamaqui, Suraya, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 37.

116. José Manuel, capa para Princezinha descalsa, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1952, desenho do autor.

117. José de Almada Negreiros, pormenor da varanda do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (_CCC4606.tif)

118. José de Almada Negreiros, Anunciação, vitral da Capela de São Gabriel, em Vendas Novas, 1951.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeBfnOHFaYRc1lYjWGY4iF9j8bhAk1_sIV_htvxqVnt4lG4xw4Y5_y53CXutUQJJqFvQSPqf7htOH2yRWsyblObJ1SGD043-OrJ8xwm7itNIhtX5EIlN3totgjHRJ8oF3WdgoJFBDuDKc/s400/379_7908.jpg

119. e 120. José de Almada Negreiros, recto e verso do postal, desenho-estudo para o vitral da Capela de São Gabriel, em Vendas Novas, 1951. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, Espólio Varela.

121. José de Almada Negreiros, pormenor de Eros e Psique, vitral, 400 x 50, Museu da Assembleia da República, Residência Oficial do Presidente, fotografia de Barbara Aniello. Publicado em Barbara Aniello, “As metamorfoses de Psique na Cada da rua de Alcolena: em busca da obra de arte total”, em Monumentos, revista semestral de edifícios e monumentos, nº 30, Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais, Lisboa, Dezembro de 2009, pp. 106-113.

122. José de Almada Negreiros, estudo para vitral da Capela de São Gabriel, em Vendas Novas, 1951, óleo, publicado em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 154. Fotocompográfica Lda.

123. 124. e 125. José Manuel, capas para As primeiras canções, 1944, Novas Canções, 1946, Sargaços, 1947, Biblioteca Nacional de Lisboa, 1952, desenhos de José de Almada Negreiros. Reprodução de Barbara Aniello.

126. 127. e 128. Fotografias de António Varela, espólio familiar, Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008, António Paiva, arquivos Faculdade de Belas Artes, reprodução de Barbara Aniello, José de Almada Negreiros, publicada em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 152. Fotocompográfica Lda.
http://static.blogstorage.hi-pi.com/photos/jmgs.fotosblogue.com/images/mn/1207593080/7-de-Abril-de-1893.jpg

129. Fotografia de António Varela, espólio familiar, reprodução de Barbara Aniello.

130. António Varela, Alçado Poente da residência construída para José Duarte Moreira Rato e Francisco Vilhena, publicado in Varela, António, “Uma moradia portuguesa”, in A arquitectura portuguesa e a cerâmica e edificação reunidas, revista mensal técnica e artística, Agosto de 1938, nº 41, ano XXX, 3ª série, p. 12.

131. Vista Noroeste da entrada principal da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

132. Interior da Casa correspondente à parede Noroeste, com pentagrama pintado e óculo-janela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

133. José de Almada Negreiros, Cabaret, varanda do 2º piso da Casa de Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081125H7pXU1sp9Hc61QV3.JPG (_CCC4648.tif)

134. e 135. Desenho anónimo e inédito encontrado no Espólio Varela (Varela?), Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008 e José de Almada Negreiros, Retrato de Mário de Sá-Carneiro, gravura, 1963, reproduzida em José-Augusto França, Almada: o português sem mestre, Lisboa, Estúdios Cor, 1974, p. 35. Fotografia Neogravura Lda. http://multipessoa.net/media/labirinto/passos-imagens/351.png

136. José de Almada Negreiros, Arlequim, 1922, publicado no catálogo da exposição Almada, curada por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, [s.l.], fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão, já publicado em Lima de Freitas, Almada e o Número, Lisboa, Arcádia, 1977, p. 34, fotografia de Vítor Santos, Atelier Arcádia.

137. José de Almada Negreiros, Capa da primeira edição de A Invenção do Dia Claro, Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg1Jh_-Lhc27Mo5gtDRqdMYOyWeeDnANZFeaNVTPtacz25aAJUMyK6C604G0rCKzSCBgSvVVZqchNc30FjdcHATbCZ_dZKkzMf6pE6m1BVWNAUGORkQt6I11nPWrtMTQXLTugfgP5PzK_k/s400/DIA+CLARO.jpg

138. José de Almada Negreiros, Capa da primeira edição de A chave diz: Faltam duas tábuas e meia de pintura no todo da obra de Nuno Gonçalves “o pintor português que pintou o altar de S. Vincente na Sé de Lisboa”, Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

139. José de Almada Negreiros, dedicatória “Ao António Varela com um abraço do seu amigo”, ass., dat. Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

140. José de Almada Negreiros, Capa da primeira edição de Mito-Alegoria-Símbolo, Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjtNQzDYPQP0LtIErOfOak7cXJQ9vGvX-F6TMhsV7435dOgxBDibhiItGN2mHvY_H5EQmqw67WiKj8nsMXaYFr9Veg3iD2tMy8h41o8YZlDd0zXsoU0nRLynYPudOIKZFKlXURMra-O7q4/s320/Mito+-+Alegoria+-+S%C3%ADmbolo.jpg

141. José de Almada Negreiros, Dedicatória “Ao António Varela, a quem chamo António como ao meu irmão António”, Espólio Varela. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

142. José de Almada Negreiros, Desenho inédito, ass. e dat. (1921). Espólio Varela. Fotografia de Nuno Nazareth Fernandes.

143. José de Almada Negreiros, Acrobatas, 1919, lápis e esferográfica s/papel, 291 x 218, ass. dat., Espólio Varela. Fotografia de Nuno Nazareth Fernandes.

144. Anónimo, No Circo, gravura encontrada no Espólio Varela. No verso: “Pertence ao arquitecto António Varela. Queremos ser do Almada Negreiros. Basta ter sido do tio António e ter estado numa exposição por ser um bom quadro. O arquitecto Tinoco está convencido que é do Almada Negreiros”. Fotografia de Barbara Aniello.

145. José de Almada Negreiros, Autoreminescência (auto-retrato), tinta da china s/papel, 190 x 115, ass. dat., ded., Paris 1949, Espólio Varela, Fotografia de Nuno Nazareth Fernandes.

146. Fotografia dum jantar com amigos, entre os quais José de Almada Negreiros (terceiro a contar da esquerda), Sarah Affonso (quarta a contar da direita), António Varela (primeiro a contar da direita). Espólio Varela. Reprodução Barbara Aniello.

147. Jantar em honra de Almada, 1941. Entre os convidados, António Varela, de pé à esquerda do artista. Fotografia publicada em Vieira Joaquim, Fotobiografias do Século XX-Almada Negreiros, Bertrand, Lisboa, 2006, p. 147. Fotocompográfica, Lda.

148. Fotografia de António Paiva, encontrada no Espólio familiar. Reprodução de Barbara Aniello.

149. António Paiva, escultura para a Exposição de Bruxelas, Grande Prémio Individual, 1958. Reprodução de Barbara Aniello

150. e 151. António Paiva, São Francisco de Assis, estátua em gesso publicada na capa da revista Menina e Moça, Março, 1971, nº 267 e estudo para São Francisco de Assis, espólio Paiva.

152. António Paiva, São Jorge e o Dragão escultura em terracotas, não assinada, colocada num edifício na rua Guilhermina Suggia, em Lisboa. Fotografia de Barbara Aniello.

153. Atelier de António Paiva, gessos entre os quais estudos de Rainha Santa Isabel de Estremoz e busto para Luís Vaz de Camões. Fotografia de Barbara Aniello.

154. e 155. António Paiva, Cavalos em madeira e gesso. Atelier Paiva. Fotografia de Barbara Aniello.

156. e 157. António Paiva, desenhos, espólio familiar. Fotografia de Barbara Aniello.

158. António Paiva, medalha comemorativa, publicada em Porfírio, José Luis, Bosch: Artistas contemporâneos e as tentações de Santo Antão, Ministério da Educação e Cultura, Lisboa, 1973.

159. António Paiva, medalha comemorativa para o 50º Aniversário da Direcção Geral dos edifícios e Monumentos Nacionais, cunhada em 1979. Fotografia de Barbara Aniello.

160 e 161. António Paiva, medalha comemorativa para a Companhia portuguesa de Cimentos Brancos, cunhada em 1969. Fotografia de Barbara Aniello.

162. José de Almada Negreiros, desenho preparatório para o painel do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fábrica Viúva Lamego. Publicado in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 37.

163. e 164. António Paiva, Arlequins, desenhos encontrados no Espólio familiar. Fotografia de Barbara Aniello.

165. António Paiva, O teatro, prova de agregação na ESBAL, gesso, 1970. Fotografia publicada em Memórias em Gesso, Exposição do Acervo Escultórico da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, 1996, curada por João Afra, José Miranda e José Fernandes Pereira, p. 26.

166. António Paiva, Escultura, atelier Paiva. Fotografia de Barbara Aniello.

167. Porfírio Pardal Monteiro, José de Almada Negreiros, Jorge Barradas, Prédio na Rua do Vale do Pereiro em Lisboa. Fotografia de Laura Castro-Caldas.
http://i.pbase.com/o6/21/4921/1/37856136.PMet4JyU.Lisboa_Sao_Mamede3412.jpg

168. Porfírio Pardal Monteiro, José de Almada Negreiros, Jorge Barradas, pormenor do prédio na Rua do Vale do Pereiro em Lisboa. Fotografia de Laura Castro-Caldas.
http://i.pbase.com/o6/21/4921/1/37856135.pLh0kK16.Lisboa_Sao_Mamede3417.jpg

169. José de Almada Negreiros, desenho preparatório para o painel do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fábrica Viúva Lamego. Publicado in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 37.

170. José de Almada Negreiros, desenho preparatório para Cabaret, painel do 2º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fábrica Viúva Lamego. Publicado in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 37.

171. José de Almada Negreiros, azulejo, Casa-Atelier em Bicesse, publicado in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 38.

172. José de Almada Negreiros, pormenor do painel do 1º piso da Casa da Rua de Alcolena. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.
http://www.cidadaosporlisboa.org/imgs/imagens/1235081128W7uXO5am1Ri35HP1.JPG (CCC4603.tif)

173. José de Almada Negreiros, Nu à janela, gouache, 1946, 48 x 34, ass. dat., colecção particular, publicado no catálogo da exposição Almada, curada por Margarida Acciaiuoli, Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (de 27 de Junho a 14 de Outubro de 1984), Lisboa, 1984, [s.l.]. Fotografia de Mário de Oliveira e Gustavo Leitão.

174. José de Almada Negreiros, painel de azulejos para a Livraria Ática, publicado in Almada Negreiros: um percurso possível, INCM, Lisboa, 1993.

175. e 176. José de Almada Negreiros, estudos para azulejos da Escola Patrício Prazeres, Lisboa, 1956, publicados in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 39.

177. e 178. José de Almada Negreiros, azulejos para a moradia na Rua de Alcolena, nº 36, publicados in Suraya Burlamaqui, Cerâmica mural portuguesa contemporânea: azulejos, placas e relevos, Quetzal editores, Lisboa, 1996, p. 38.

179 e 180. José de Almada Negreiros, Anunciação, 1951, Igreja do Santo Condestável, Lisboa, fotografia publicada em Almada Negreiros: um percurso possível, INCM, Lisboa, 1993, p. 49 e José de Almada José de Almada Negreiros, Anunciação, vitral da Capela de São Gabriel, em Vendas Novas, 1951.
http://www.snpcultura.org/fotografias/igreja_santo_condestavel/15.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeBfnOHFaYRc1lYjWGY4iF9j8bhAk1_sIV_htvxqVnt4lG4xw4Y5_y53CXutUQJJqFvQSPqf7htOH2yRWsyblObJ1SGD043-OrJ8xwm7itNIhtX5EIlN3totgjHRJ8oF3WdgoJFBDuDKc/s400/379_7908.jpg

181. José de Almada Negreiros, Vitral, 1965 para a peça teatral Auto da Alma de Gil Vicente. Fotografia publicada em Vítor Pavão dos Santos, O escaparate de todas as artes ou Gil Vicente visto por Almada Negreiros, Instituto Português de Museus, 1993, p. 63.

182. José Manuel na sua Biblioteca com o seu Fox Terrier, Jagodes. Ao fundo, o vitral de Eros e Psique. Fotografia gentilmente cedida por Madalena Ferrão. Espólio familiar. Fotografia©Paulo Cintra, Novembro 2008.

1 comentário:

  1. Que maravilha de trabalho , de pesquisa, de registo e de interpretação.
    Que pena é esta nossa total ausência de cultura do património.
    Que pobreza de espírito.
    Não desistam desta causa e divulguem o mais que possam.
    Não hesitem em pedir colaboração e participação.

    ResponderEliminar