domingo, 20 de dezembro de 2009

Agradecimentos

Este livro, concebido em Março e acabado em Maio de 2009, é o resultado duma investigação que se insere num projecto de Pós-Doutoramento mais amplo e abrangente, cujo tema é O diálogo inter-artes em Portugal no século XX, financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia e acolhido pelo Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa e pelo Centro Estudos Comunicação e Cultura da Universidade Católica de Lisboa.

No percurso que levou à sua concepção, preparação e edição, quero agradecer a todas as pessoas que contribuíram:

às Instituições que concorreram para o êxito deste projecto: Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação para Ciência e Tecnologia, Guimarães Editores, Academia Nacional de Belas-Artes, Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, IHA - Instituto de História de Arte da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, CESEM - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, CECC - Centro de Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica de Lisboa, Assembleia da República, Tribunal de Contas, Fundação Mário Soares, Palácio do Correio Velho, Leilões e Antiguidades S.A., Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, Biblioteca Nacional de Portugal; Biblioteca de Belas Artes da Universidade de Lisboa, Biblioteca da Universidade de Coimbra;

ao Professor José-Augusto França, pelo que representa na nossa História da Arte e pelo seu entusiasmo, estímulo e ajuda no projecto;

ao Professor Vítor Manuel Guimarães Veríssimo Serrão, pelo impulso, apoio moral e exemplo de integridade ética e profissional;

ao Dr. Paulo Teixeira Pinto, por ter acreditado no projecto e defendido a sua publicação;

ao Júri do Concurso de Apoio à Edição do Serviço de Belas Artes da Fundação Gulbenkian, Prof. Doutor Luiz Oosterbeek, Dr. Paulo Pereira e ao seu Presidente e Director deste Serviço, Dr. Manuel da Costa Cabral, por ter classificado o livro em 1º lugar entre 17 candidatos;

à Professora Maria Manuela Toscano, pela assistência amigável e por ser um modelo de rigor científico;

à Senhora Dª. Maria do Céu Pimentel, sobrinha de António Varela, pela sua total e entusiástica disponibilidade na partilha do espólio do arquitecto;

à esposa e à filha de António Paiva, Senhora Dª. Alice Berta Gonçalves Alves e Senhora Dª. Maria Luísa Alves de Paiva, que muito generosamente me ofereceram acesso ao espólio do escultor;

à Senhora Dª. Madalena Ferrão, filha de José Manuel, que partilhou comigo preciosas informações e fontes sobre o poeta;

ao fotógrafo Paulo Cintra pelas suas sugestões, pela inesgotável paciência, incessante disponibilidade e fraterno apoio;

à Senhora Dra. Andrea Azevedo Cardoso, pela ajuda constante e pelos conselhos humanos e profissionais;

à Advogada Senhora Dra. Rosa Videira, apaixonada defensora do Direito de Autor, por me ter ensinado a proteger este filho de papel;

ao professor e escultor João Duarte, por me ter disponibilizado a sua colecção de medalhas e todas as informações sem as quais o aprofundamento da parte que concerne à escultura não teria sido possível;

à Senhora Dª. Maria da Conceição Delgado e Senhora Dª. Nádia Marina da Silva Pina Lomar do Arquivo da Biblioteca da Faculdade de Belas Artes, pela ajuda concreta na pesquisa dos documentos;

ao Dr. José Viriato por me ter mostrado o acervo dos gessos da Faculdade de Belas Artes;

à Senhora Dra. Constança Rosa e ao Dr. Carlos Morais, Dr. Marco António de Mesquita, Dra. Anabela Igreja Freitas, Dra. Dolores Sebastião, Dra. Maria João Santos da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian, pela grande profissionalidade, disponibilidade, carinho e ajuda no acesso às fontes;

à Dra. Manuela Rego e à Dra. Graça Garcia, por me ter facilitado a pesquisa dos documentos;

aos escultores Professores Domingos Soares Branco, Virgílio Domingues, António Vidigal, por terem conversado comigo e partilhado importantes recordações do convívio com António Paiva;

ao colega e amigo Arquitecto Hugo Nazareth Fernandes, pela generosa partilha de ideias e fontes, pelos conselhos desinteressados, pelo encorajamento e pela sua lealdade;

a Nuno Nazareth Fernandes, pelo apoio documental e moral;

à Senhora Dª. Luísa Venturini, pelas sugestões e pelo olhar de pássaro;

à minha amiga Professora Maria Teresa Álvares de Carvalho, pela ajuda essencial na descodificação da linguagem geométrica de Almada e pelos conselhos lexicais;

ao Dr. Renato Borges de Sousa pelo auxílio indispensável;

à minha amiga Dra. Inês Espada Vieira por ter revisto o texto, pela sua generosa dedicação e imprescindível encorajamento;

a Joana Pontes e Pedro Néu, pelo amigável suporte moral;

a Rita Dinis da Gama e a Janine Barroso, madrinhas inigualáveis desta obra;

à minha mãe e às minhas irmãs, pelo alento;

aos meus três filhos, Davide, Costanza e Luca, pela paciência;

a ti que não queres ser agradecido

e a mim por não ter desistido.

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