domingo, 20 de dezembro de 2009

Nota da Autora.

O presente trabalho surgiu com o intuito de prestar homenagem à obra e legado de José de Almada Negreiros, António Varela, António Paiva e José Manuel, que colaboraram na criação de uma obra de arte, no meu entender, única e total. Este livro tem também a esperança de contribuir para a preservação, tutela, classificação e reabilitação da Casa da Rua de Alcolena.

Contudo, esta edição sai mutilada de algumas das suas imagens, que aqui não publicamos, em virtude da impossibilidade de obter a necessária autorização e isenção dos Direitos de Autor junto das herdeiras de José de Almada Negreiros.

Por causa da remuneração que a família Almada Negreiros pediu, que inviabilizou a edição do livro, feito originariamente de imagens alternadas com texto, a autora viu recuar o patrocínio já obtido junto da Câmara Municipal de Lisboa, que tinha avançado com um apoio em troca da compra de exemplares, e perdeu sucessivamente dois editores que se tinham comprometido com a publicação.

Decidiu-se então optar por uma edição digital disponível gratuitamente para o público.

Aqui fica o meu profundo agradecimento à Fundação Calouste Gulbenkian, cujo júri Internacional no Concurso de Apoio à Edição classificou em 1º lugar esta obra entre 17 candidatas, que decidiu manter o patrocínio e continuar a apoiar o livro, embora nesta versão amputada, e ao Instituto de História de Arte da Universidade de Lisboa, ao Centro Estudos de Comunicação e Cultura da Universidade Católica e ao Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical da Universidade Nova de Lisboa que se ofereceram para alojar e lançar este e-book.

Queira o leitor esclarecido paciente e benevolamente olhar para estas molduras vazias.

Sem comentários:

Enviar um comentário